Lamborghini Miura Concept 2006 com mais de 710cv de Potência



Grandes carros esportivos estão envolvidos por uma lenda, e é assim com o Lamborghini Miura, o primeiro supercarro de motor central do mundo, uma maravilha sensual cujo desenho envergonhou até a Ferrari.

O mergulho de Ferruccio Lamborghini no mundo de negócios de automóveis é o mito materializado. Filho de pais fazendeiros, ele foi um empresário autodidata (tratores, sistemas de aquecimento) e um fanático por carros rápidos. Conta-se que quando Enzo Ferrari se recusou a atender pessoalmente a sua reclamação sobre um Ferrari ruim, Ferruccio, com o ego ferido, jurou que criaria o seu próprio carro exótico. Aquele primeiro Lamborghini, fabricado de 1964 a 1968, era um cupê com motor V12 dianteiro, um confortável e rápido grã-turismo que se ajustava ao estilo de meia-idade de Ferruccio.

Quando seus talentosos engenheiros, liderados por Giampaolo Dallara, de 24 anos de idade, receberam o OK da Lamborghini para fazer um carro mais parecido com os de corrida, o resultado roubou a cena no Salão de Turim em 1965. Era apenas um chassi nu, mas configuração de corrida e o uso do motor V12 transversal eram tão espetaculares que tiravam o fôlego. Diz a lenda que um sorridente Ferruccio coletava depósitos de compradores que não sabiam que o carro não tinha carroceria nem nome.

Entra em cena Marcello Gandini, 25 anos, um desenhista brilhante da Bertone que desenvolveu um esbelto modelo de dois lugares ― exótico para homens jovens ― que arrebentou a boca do balão do Salão de Genebra de 1966. Foi chamado de P400. P de posteriore, ou motor traseiro, e 400 em referência à potência do V12. A Lamborghini, no entanto, olhou para o seu símbolo de touro e para os ferozes touros de briga de Don Eduardo Miura e chamaram o carro de Miura.

O Miura lançado no ano de 1966. Ou seja, no 40a. aniversário do veículo, ele reaparece agora com uma releitura e muita mais moderno e apropriado aos dias atuais.

Utilizando o nome código de P400, o Lamborghini Miura Concept conta com a mão do designer italiano de carros Walter Maria De Silva, que conta na bagagem com passagens pela Alfa Romeo e SEAT, que se baseou no modelo original criado por Giogetto Giugiaro e Marcello Gandini quando ainda faziam parte do Studio Bertone. Partindo das dimensões originais do Miura, De Silva fez sua nova interpretação.

"Nos últimos dois anos, sonhei com o novo Miura. Agora vejo que ele se tornou uma realidade", disse Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini sobre o lançamento de seu modelo durante a apresentação oficial americana. Obviamente que o potente motor V12, de 6.2 litros, que equipa o Murcielago não poderia deixar de ser esquecido para fazer parte do Miura.

Essa caixa de força é realmente muito potente. Conta com cerca de 710 cv de potência, considerado pela revista americana Car como "o mais potente do mundo". É fato que a marca já trabalha com uma nova geração de seu V12 de 6.0 litros, que equipa atualmente o Gallardo, e que no futuro irá fazer parte do Lambo SUV, com estréia prevista apenas para o ano de 2009, e que certamente contará com sistema de tração integral nas quatro rodas.

Compare preços no Shopping UOL

Nenhum comentário: