Nova Mercedes GLK 2009 com quatro opções de motores






Junto com o Audi Q5, chega a versão final do Mercedes-Benz GLK, apresentado em inúmeros conceitos. Além do primeiro, o GLK alça sua mira para o BMW X3 e para o também recém lançado Volvo XC60, no segmento de utilitários esportivos médios. As vendas começam no final do mês de junho.

O visual do GLK apela para traços, a exemplo do seu irmão (bem) maior, o GL. Será vendido com um pacote de aparência esportivo em todas as versões, porém o cliente pode escolher a opção fora-de-estrada, que traz estribos laterais e aplques nos pára-choques.

O GLK mede 4,53 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,69 m de altura. Na versão mais leve, seu peso total é de 1.830 quilos. Para o uso fora-de-estrada tem altura livre do solo de 20,1 cm nas versões a gasolina e 18,7 cm nas movidas a diesel. O ângulo de ataque é de 23º e o de saída de 25º.

O interior também faz uso de superfícies retas. A Mercedes aplicou diversos tipos de revestimentos. No painel, por exemplo, é possível escolher entre madeira ou alumínio para cobrir quase toda parte superior. Para os bancos traseiros, além de difusores de ar centrais, há saídas inferiores, sob o os bancos dianteiros. Para a segurança, oito airbags.

Serão quatro opções de motores para o GLK. O GLK 280 leva um V6 2.8 litros de 231 cv e o GLK 350 um V6 3.5 litros de 271 cv, ambos movidos a gasolina. Os Turbodiesel são o GLK 220 CDI BlueEFFICIENCY, com um quatro cilindros de 2.2 litros e 170 cv e o GLK 320 CDI, equipado com um V6 3.2 de 224 cv. Todos trazem câmbio automático de sete velocidades, com opção de trocas manuais por borboletas atrás do volante.

A tração integral 4Matic tem um diferencial central que reparte a força do motor na proporção de 45% para o eixo dianteiro e 55% para o traseiro. O componente traz embreagem multidisco para limitar seu deslizamento, isto é, pode transferir a força integralmente para as rodas que tiverem mais tração.

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