Carros | Jogos de Carros | Carros Usados | Veiculos | Automoveis | Carros Tunados | Tabela Fipe Carros | Jogos de Corrida | Carros Tunados
Comprar | Carros | Carros Novos | Tuning | Carros Semi Novos | Carros Venda | Fotos Carros | Carros Fiat | Tabela Carros | Som Automotivo



6.6.08

Punto Turbo 2008 é um exercício de engenharia




Como de costume, a Fiat nega, mas o Punto Turbo, apresentado durante evento realizado no Autódromo de Interlagos, deve chegar à linha de produção. Vários protótipos com rodas e entradas de ar maiores têm sido flagrados em testes de rodagem na região de Betim (MG).

Baseada na versão Sporting, a Turbo denuncia sua esportividade pelas grandes rodas de 17” calçadas com pneus de perfil baixo, iguais à do Stilo Abarth. Para incrementar o carro, o Centro de Estilo da Fiat em Betim desenvolveu um “kit” aerodinâmico composto por saias laterais, defletores nos pára-choques e aerofólio.

Com o objetivo de seduzir o público jovem, a carroceria ganhou a cor amarela, idêntica à usada no Punto Sporting. Mas também estará disponível na cor vermelha. Além disso, o Punto Turbo ganhou painel de instrumentos exclusivo, diferente do Punto atual, que possivelmente será usado no sedã Linea, que a montadora lançará em breve.

Mas o melhor do carro está sob o capô: um motor Fire 1.4, o mesmo que equipa a versão aspirada, porém, com duplo comando no cabeçote (DOHC) e uma turbina Garret IHI. Na realidade, esse motor é o mesmo que equipa o Punto Abarth na Europa. Com seus 155 cv de potência a 5 500 rpm e 23,5 kgfm de torque, o motor turbo “empurrou” forte o carrinho na pista de Interlagos.

Seu desempenho, em todas as rotações, surpreendeu aos convidados. Desde a mais baixa em saída de curva até a mais elevada no retão de Interlagos, aonde o ponteiro do velocímetro chegou a 180 km/h com facilidade. Seu câmbio de 5 marchas, é o mesmo utilizado na versão 1.8 do Punto Sporting. Como não poderia deixar de ser, o Punto Turbo sofreu melhorias na suspensão, com molas e amortecedores mais firmes, e nos freios, que passaram a contar com discos no eixo traseiro.

Muito embora as fotos mostrem rodas de 16 polegadas, as quatro unidades mostradas em Interlagos (SP), estavam com rodas aro 17 do Stilo, mesma medida usada no Abarth italiano. No mais, o visual é igual a da versão Sporting, à exceção do conjunto de “spoilers” instalado nos pára-choques e nas laterais, dos mostradores do painel na cor branca e do computador de bordo com tipologia e cores diferentes.

Difícil é acreditar que uma montadora invista tanto no desenvolvimento de quatro protótipos tão-somente para utilizá-lo num evento. O fato é que o Punto Turbo está pronto e deverá ser uma das atrações da Fiat Automóveis durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorrerá no mês de outubro próximo. É sempre assim. A Fiat nega o lançamento do Punto Turbo e os jornalistas especializados fingem que acreditam.

Compare os preços no Shopping UOL

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário