Fotos do novo Suzuki SX4 Crossover 2008



Misto de utilitário e perua, o SX4 é classificado como um crossover pela Suzuki e tem duas opções de motor a gasolina: 1.5 l de 105 cv e 2.0 l de 145 cv, esta com maior probabilidade de ser vendida no Brasil. Com 4,14 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,62 cm de altura, o modelo tem dimensões e características que podem colocá-lo na disputa com o Ford EcoSport – é 10 cm mais curto, 2 cm mais largo e 5 cm mais baixo. O entreeixos, com 2,50 m, é 1 cm mais longo que o do “concorrente”.

Fruto de uma parceria dos japoneses com a Fiat, que rendeu aos italianos o Sedici (veja na foto ao lado), o SX4 é praticamente idêntico ao “irmão” europeu – as maiores alterações ficam por conta da grande dianteira, dos pára-choques dianteiro e traseiro e das saias laterais de plástico presentes no carro vendido na Europa.

Já certo, o retorno da Suzuki está previsto para o final do primeiro semestre/início da segunda metade deste ano. Ao que tudo indica, a gama de veículos trazidos pela montadora não deve se restringir ao SX4: há, também, a possibilidade de que o SX4 Sport (sedã), os jipinhos Grand Vitara e Jimny e o hatch Swift sejam vendidos no Brasil.

As especulações apontam o envolvimento da MMC Automotores do Brasil Ltda., responsável pela fabricação de modelos da Mitsubishi em Catalão, GO, e importação de outros carros da mesma marca, no comércio dos novos Suzuki no Brasil.

O presidente da companhia, Eduardo Souza Ramos, contudo, negou veementemente que esteja ligado à operação. “Será um outro grupo, independente, que gerenciará a Suzuki no país. Eu continuarei somente com a Mitsubishi Motors no Brasil. Apenas ajudei na negociação, mas não terei nenhum envolvimento no dia-a-dia. A importação começará no fim do ano, mas não posso revelar quais serão os modelos”.

Os rumores apontam até mesmo a construção de uma fábrica da Suzuki em Goiás para a fabricação de um ou mais modelos. Porém, que o envolvimento do conglomerado que abriga a Mitsubishi é maior que o revelado por Souza Ramos.

O transporte dos veículos da Suzuki para testes, por exemplo, é feito no mesmo caminhão que leva os carros da Mitsubishi às concessionárias. Uma fonte ligada à marca confirmou, inclusive, que a operação – importação ou fabricação – será comandada pelo grupo. “A importação será feita pela Brabus, rede de concessionárias que pertence ao Souza Ramos”, confidenciou o funcionário.

Feitos aqui ou importados, o fato é que os novos Suzuki chegarão ao mercado ainda em 2008. A julgar pela atenção que o SX4 nos chamou a mais de 50 m de distância, ele certamente fará bastante barulho.

Compare preços no Shopping UOL

Nenhum comentário: