Volkswagen Up para apenas quatro passageiros




A Volkswagen voltou às origens. A direção da empresa determinou a criação de um carro com conceito semelhante ao do Fusca, ou seja, um modelo pequeno, mas que acomodasse uma família e sua bagagem, robusto e acessível, com motor traseiro. A resposta a esta diretriz, aparentemente, é o carro-conceito up!, exibido pela primeira vez no Salão de Frankfurt. Aparentemente porque, se a intenção era ter um veículo barato para atacar mercados em crescimento, o risco de frustração é grande.

Primeiro, porque, apesar de ter motor traseiro, o up! é muito diferente do carro sobre o qual a Volkswagen se ergueu. Há espaço para apenas quatro passageiros em seu interior, o que, numa eventual versão de produção em série, até poderia ser corrigido, se os 3,45 m de comprimento e os 1,63 m de largura permitirem. Apesar de atender bem à Europa e ao trânsito caótico de suas cidades, um carro pequeno com apenas quatro lugares só venderia bem em mercados como China, Índia, Rússia e Brasil se tivesse preço muito atraente.

O motor, a novidade mais interessante do novo modelo, está envolto em mistério. Não se sabe tamanho, tipo de refrigeração, potência... A Volkswagen não divulgou outros detalhes técnicos sobre o up! que não fossem o comprimento, largura e número de passageiros. As assessorias de imprensa européias andam devendo muito às brasileiras.

A opção pelo motor traseiro é considerada menos segura atualmente, por concentrar boa parte do peso do carro no eixo traseiro. Isso só é corrigido com a ajuda da eletrônica. As vantagens desta escolha são maior espaço interno e tração melhor, ainda que o custo aumente bastante. Prova disso é o smart fortwo, não por acaso um modelo vendido no Brasil apenas por importação direta.

Se chegar à linha de produção, o up! deverá ter um único propósito: enfrentar o Fiat 500, sobre cuja plataforma será construída também a nova geração do Ford Ka no Velho Continente. E fará isso com um carisma infinitamente inferior, ainda que Walter de Silva, criador de beldades automotivas como o Alfa Romeo 156 e chefe de design do grupo Volkswagen, tenha se esforçado bastante para torná-lo agradável aos olhos.

Bonito o up! ficou, mas, diante do 500, que tem a história e o design a seu favor, ele já começará com franca desvantagem.


Compare os preços no Shopping UOL

Nenhum comentário: