Saleen S7 Twin Turbo










Afinal, o que o S7 TT tem que os outros não têm?
O esportivo da Saleen conta com um motor V8 de 7,0 l de aspiração natural, produzido pela Ford e aprimorado pela montadora, e um câmbio de 6 velocidades. Enquanto o original gerava apenas (!) 550 cv, o “turbinado” alcançava 750 cv a 6300 rpm. Apenas para quesito de comparação, a Ferrari Enzo possui um V12 que produz 650 cv de potência.

Esse mesmo motor acelera de 0 a 100 km/h em 2s8, 0s8 mais rápido que o da Lamborghini Murciélago, um V12 de 580 cv, e, pasmem, 0s1 melhor que o do carro mais potente do mundo, o Bugatti Veyron, cuja velocidade ultrapassa os 400 km/h - apenas 10 km/h a mais que o S7 alcança.

Como é que ele consegue ser tão rápido? Seus 1 250 kg não impedem que o carro quase voe, já o modelo francês pesa quase 2 000 kg.

Para uma explicação mais técnica, cada “cavalo vapor” do S7 carrega cerca de 1,67 kg de seu peso total, um bom número, considerando que o superesportivo da Bugatti tem essa relação de peso/potência na casa dos 1,9 kg/cv. Já o Carrera GT, ainda mais leve que o S7, apresenta 1,4 kg/cv.

Além disso, suas medidas e curvas aerodinâmicas facilitam ainda mais a aceleração espetacular. Ele tem um comprimento de 4,77 m e pouco mais de um metro de altura (1,04 m), largura de 1,99 m e distância entreeixos de 2,7 m.

Desde que surgiu em 1983, a empresa de preparação do ex-piloto Steve Saleen já vinha mostrando trabalhos de grande relevância. No ano seguinte a primeira versão de rua já estava pronta para ser vendida – era um Mustang com cockpit funcional, motor mais potente e suspensão precisa. Ainda no mesmo ano, este carro foi o campeão da prova 24 Horas de Mosport Park, em Ontário, no Canadá.

A fama da preparadora – especializada em melhorias de veículos da Ford, como a Explorer e o Focus, que também ganharam versões Saleen – chegou ao seu ápice com o S7, que ficou conhecido mundialmente como a “McLaren F1 norte-americano”, devido às suas semelhanças físicas, como as tomadas de ar no teto e as lanternas traseiras. Mesmo assim, o chassi e o design não foram copiados de nenhum modelo já existente.

Entretanto, o F1 não bate o TT em atributos – são 627 cv do V12 da inglesa contra os 750 cv já citados, e 60,1 kgfm contra 96,7 kgfm do norte-americano. A única cifra na qual a “original” supera a “concorrente” é o preço: enquanto o S7 TT é vendido por US$ 555 mil, a F1, se ainda fosse produzida, não sairia das lojas por menos de US$ 1,1 milhão.

Como se tudo isso já não fosse o suficiente, o S7 ainda conta com freios a disco ventilados e rodas dianteiras 275/30ZR19 e traseiras 345/30ZR20.

Para aqueles que não se contentam com os atributos desse petardo, ainda há alguns equipamentos como CD e DVD players além de uma tela plana no painel; câmera traseira anticolisão para manobras; vidros, travas e espelhos elétricos; bancos de couro; e muitos outros itens. Super máquinas, super velocidade, o melhor freio, o melhor motor, mais poçante...

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