Categorias do Som Automotivo

O som automotivo pode ser dividido em 3 principais categorias:

Hi-Fi de Alta Fidelidade...
Conhecido como SQ ou Sound Quality o som Hi-Fi tem o objetivo único de reproduzir a música em alta fidelidade no interior do veículo. Esse sistema deve ser capaz de reproduzir a música com o máximo de dinâmica possível, detalhamento e linearidade, chegando muitas vezes a ser como o palco sonoro da gravação.

SPL Sound Pressure Level...
Os sistemas de som voltados a SPL tem a ênfase dada nas freqüências graves do espectro audível, e o objetivo é maximizar a pressão sonora oriunda dos alto-falantes, seja usando múltiplos subwoofers ou calculando litragem das caixas acústicas com reforço de freqüência. Ainda tem uma outra categoria conhecida por SQPL, que tem o objetivo de aliar SPL com alta fidelidade.

Estilo Trio elétrico...
Categoria voltada para uma reprodução de música em altos volumes fora do carro. Este tipo de som automotivo geralmente é usado para animar festas e eventos, e seu principal objetivo é tocar o mais alto possível. Em alguns casos de projeto mal feito o som resultante pode ficar distorcido.

Compare os preços no Shopping UOL

Um comentário:

[Professor Carlão] disse...

Olá! Sou professor de alguns componentes curriculares do Curso de Mecânica Automotiva na minha cidade. Mas a minha formação é na área de Engenharia Mecânica Industrial, por isto gostaria de saber se usa-se alguma bateria auxiliar quando se instala um som automotivo de grande potência no carro? Grato! Um forte abraço!