O Audi S4 é a versão esportiva do sedã A4, com o mesmo desenho discreto e emblema das quatro argolas entrelaçadas que o identifica localizado na grande do radiador, na tampa do porta-malas e no volante. A aparência entre os "irmaõs" é pequena.
O S4 possui pára-choques mais volumosos, grandes entradas de ar, faróis de xenônio mais esportivos, com caixa de titânio, retrovisores de alumínio, e rodas de 18 polegadas que o diferenciam do A4.No interior, bancos de couro Recaro, volante de três raios e todo o conforto de um carro de luxo: ajuste elétrico de todas as posições do banco, teto solar, airbags por todos os lados, sensor de luz e chuva, ar-condicionado automático digital e uma infinidade de benesses.No entanto, o ponto alto do S4 está sob seu capô: um V8 de 4,2 litros que produz 344 cavalos e 41,0 m.kgf de torque.
Com esses valores, o esportivo de luxo acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e leva 20,6 segundos para atingir 200 km/h, segundo a fábrica. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.Equipado com câmbio Tiptronic de seis marchas, com comando de mudanças no volante e tração integral, a sensação ao reduzir ou aumentar as marchas por meio das "borboletas" atrás do volante é quase a mesma de realizar as trocas num câmbio manual.
O carro fica sempre sob controle do motorista, ao contrário de um câmbio automático convencional, no qual a grande reclamação de motoristas que preferem trocas manuais, principalmente em um esportivo, é não poderem reduzir e controlar o carro em uma curva, por exemplo. No modo esportivo a sexta marcha é excluída, sendo a velocidade máxima atingida em quinta. A sexta destina-se apenas a baixar a rotação do motor em viagem, para mais conforto e menor consumo.Ao subir a serra em direção à cidade de Campos do Jordão, foi difícil resistir à tentação de não ultrapassar a velocidade máxima de 80 km/h. Mesmo sob forte neblina, o ambiente é totalmente propício para cometer alguma "irresponsabilidade", pois a tecnologia empregada no S4 permite certos abusos.
O carro literalmente gruda no chão, graças à tração integral, presente em todas as versões "S", que distribui a força entres os eixos conforme a aderência, e o controle de estabilidade, que controla o arredio esportivo.O desempenho do carro é prejudicado apenas pelas irregularidades da pista. Muitas emendas e buracos transmitem solavancos desconfortáveis aos passageiros. Com suspensão 20 mm mais baixa e pneus 235/40-18, o S4 merecia uma rodovia à sua altura. Nem pensar em utilizá-lo no dia-a-dia em ruas esburacadas e cheias de lombadas, pois o preço de toda essa diversão é R$ 407.000,00.
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