O Hyundai Qarmaq é ecológicamente correto






A GE Plastics apresentou o QarmaQ, um carro que traz nada menos que 30 inovações tecnológicas e ecológicas graças à substituição de materiais convencionais, como vidro e metal, por termoplásticos especiais, reduzindo peso, proporcionando mais segurança e permitindo a criação de um design moderno antes inimaginável. Primeiro no segmento de Coupê Crossover, o QarmaQ é resultado da parceira da Hyundai Motor Co. com a GE Plastics.

Dentre as aplicações tecnológicas fornecidas pela GE Plastics está a exclusiva “Elastic Front*” que permite reduzir o risco de ferimentos graves aos pedestres em atropelamentos. A carroceira de “Elastic Front” é constituída pelas resinas Xenoy iQ* HMD e HPPC (High-Performance Thermoplastic Composit), este, um composto termoplástico de alto desempenho, que tem a característica de absorção e dissipação da força do impacto protegendo o pedreste.

“As inúmeras propriedades dos materiais da GE concederam maior liberdade para atender, ou até mesmo superar, as normas de segurança. O resultado é um design exclusivo, equilibrado e harmônico, interna e externamente”, afirma Thomas Bürkle, Projetista-Chefe, Hyundai Motor Europe.

O Xenoy iQ é uma das resinas que seguem o conceito ecomagination*. Essa resina, juntamente com a família Valox iQ que compõe a carroceira do QarmaQ, foram desenvolvidas para fornecer produtos sustentáveis ecológica e economicamente. O conceito ecomagination apresenta três preocupações ambientais: conservação de energia, redução da emissão de gases de efeito estufa e reciclagem e reutilização de materiais.

A substituição de materiais convencionais do QarmaQ por resinas como Statkon*, Cycoloy*, Flexible Noryl*, Illuminex*, Geloy*, Nightfx* e Extem* resultaram numa significativa redução de 60 kg no seu peso final, o que promove uma economia de 80 litros por ano no consumo de combustível e, portanto, diminuindo a emissão de poluentes.

Um exemplo é o pára-brisa e outras áreas envidraçadas constituídos de Lexan*, que forneceram uma economia de peso de até 50% em relação ao vidro. Assim como a substituição do cabeamento de PVC por revestimentos ultrafinos de Noryl* resultaram em 25% a menos no peso em relação ao componente convencional.

Outro aspecto ecológico do QarmaQ é o uso de resinas coloridas como a Visualfx* com filmes Lexan, que substituem partes metalizadas ou de acabamentos diferenciados do veículo que hoje precisam ser submetidos a processos de pintura muito mais agressivos ao meio ambiente.

Compare preços no Shopping UOL

Nenhum comentário: