Ronn Motor Scorpion - Um supercarro econômico






É possível que um carro atinja mais de 320 km/h e, ainda assim, obtenha uma média de consumo em estrada de até 17 km/l? Podia não ser até pouco tempo atrás, mas isso vai se tornar realidade a partir do último trimestre de 2008, quando serão entregues as primeiras unidades do Ronn Scorpion. O segredo dele é simples: usar hidrogênio na queima, em uma proporção de 40% do gás para 60% de gasolina.

O sistema que permite essa solução foi desenvolvido pela empresa Hydrorunner e consiste de um tanque de água de 11,3 litros que sofre eletrólise e libera o hidrogênio, assim como oxigênio. Abastecido, o tanque de água dura até 1.600 km sem necessidade de reabastecimento.

Tanto o gás quanto a gasolina alimentam um motor moderno, o Acura V6 3.5, da subsidiária de luxo da Honda. Ao contrário dos modernos motores V6 da marca japonesa, que contam com o sistema VCM (Variable Cylinder Management, ou gerenciamento variável de cilindros), todos os cilindros do motor do Ronn Scorpion funcionam o tempo todo. Se pudessem ser desligados, eles provavelmente gerariam ainda mais economia ao supercarro ecológico.

Haverá duas versões do supercarro, que é feito de fibra de carbono com chassi de cromo-molibdênio: uma com motor aspirado, de 293 cv, e outra com motor biturbo, de 456 cv. Com essa estrutura, o carro pesa meros 950 kg, o que ajuda a explicar sua alta performance.

O Scorpion será vendido em série limitada, de no máximo 200 unidades, e custará, nos EUA, US$ 150 mil. A empresa já está aceitando encomendas, com um depósito mínimo de US$ 50 mil. Há chances de que esse supercarro venha para o Brasil? “O carro será vendido nos EUA, mas pode ser enviado a qualquer parte do mundo, com as despesas correndo por conta do comprador”, disse Adrian Pylypec, vice-presidente de vendas e marketing da Ronn Motor Company.

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