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7.6.08

Nova Fiat Palio Weekend 2008








A dianteira da Palio Weekend é semelhante a do Siena, isto é, com faróis com dois refletores e grade e entradas de ar diferentes das do Palio. Nas versões aventureiras, a inspiração veio do carro conceito FCC Adventure, apresentado durante o Salão de São Paulo de 2006. As laterais também ganharam arcos nos pára-lamas e o vinco acima das maçanetas. A terceira janela tem novo desenho, mais reto, que acompanha os traços da janela da porta lateral traseira.

Atrás, como no Siena, as lanternas são horizontais e invadem a tampa do porta-malas. O limpador traseiro agora está instalado no próprio vidro. Do sedã também vieram os frisos cromados nas laterais e nos pára-choques, sendo que o traseiro ganhou um aplique cinza. O interior segue o padrão da família. Mudam apenas os mostradores do painel, os revestimentos, um novo porta-objetos na parte central inferior do painel, além de outro, tipo "copinho. O resto é igual ao da versão anterior, lançada em 2004.

As versões também mudam. A mais simples continua a ser a ELX, com visual urbano e preço inicial de R$ 39.920. Traz direção hidráulica, computador de bordo, sistema de personalização de funções My Car Fiat, volante com regulagem de altura, abertura interna do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, limpador e desembaçador do vidro traseiro, faróis de neblina, brake light, entre outros itens. Os opcionais vão do ar-condicionado ao airbag duplo + freios ABS (sistema HSD), passando por trio elétrico, CD player MP3 / WMA com viva-voz Bluetooth integrado + entradas USB e conexão com iPod, sensor de estacionamento, chuva e farol, rodas em alumínio, barras longitudinais no teto e volante com revestimento em couro.

A intermediária não é mais a HLX 1.8, que deixa de ser produzida. Em seu lugar entra a Trekking, com visual aventureiro leve, que inclui faróis com máscara negra, molduras plásticas no pára-lamas, aplique na borda inferior do pára-choque traseiro, suspensão elevada, pneus de uso misto, protetor de cárter, barras longitudinais duplas no teto, soleira externa das portas pintadas em preto, entre outros. Seus itens de série e opcionais são os mesmo da ELX. O preço inicial da Trekking é de R$ 41.920. Ambas as versões utilizam o motor 1.4 Fire Flex, que ganhou 5 cv de potência e gera 85 cavalos com gasolina e 86 cv com álcool .

Já a topo de linha é a Adventure Locker, que custa a partir de R$ 53.850. Seu visual é mais agressivo que o da Trekking. A Fiat instalou enormes molduras de traço retos nos pára-lamas, apliques plásticos nos dois pára-choques, rodas de alumínio de 15 polegadas calçadas em pneus de uso misto na medida 205/70, bagageiro no teto em formato de A, espelhos retrovisores externos com repetidores de direção. Dentro, a perua incorpora o quadro de instrumentos da Idea Adventure, com velocímetro, conta-giros e marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água do motor.Também há bússola e inclinômetro longitudinal e transversal na parte superior do console central.

De série, a Adventure adiciona ar-condicionado e conjunto elétrico. Os opcionais são números como nas demais: CD player MP3/WMA, rádio Connect CD player MP3 / WMA + viva-voz Bluetooth + entradas USB / iPod, airbags laterais, air bag duplo mais freios com sistema ABS (HSD), sensor de estacionamento, chuva e farol espelho retrovisor interno eletrocrômico, vidros traseiros com acionamento elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica, banco traseiro bipartido, e apóia-braço no banco do motorista, volante revestido em couro, e como novidade, bancos e painéis de portas com revestimento em couro.

O motor é o mesmo 1.8 com 112 cv com gasolina e 114 cv com álcool. A grande novidade é o Locker do nome, um diferencial com bloqueio eletrônico que pode ser acionado por meio da tecla "ELD" (Electronic Locker Differential), à esquerda do volante. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Eaton e é útil em uso fora-de-estrada. Em condições de perda de aderência de um das rodas dianteiras, o sistema imediatamente bloqueia a atuação do diferencial. Assim, a roda que tem maior aderência também recebe a força do motor e ajuda o veículo a tracionar melhor.

Para o Locker ser ativado, é preciso que o veículo esteja parado e com o freio acionado. Um bip longo soará, a luz-espia ELD começará a piscar intermitentemente e surgirá uma mensagem de "ELD ON" no quadro de instrumentos. Quando o veículo atingir os 15 km/h, indicações sonoras e visuais avisarão que a velocidade de segurança (20 km/h) para desativação automática do sistema está se aproximando. O Adventure Locker deve ser usado somente em baixas velocidades e nunca em condições de aderência plena.

A suspensão da Adventure também passou por modificações e está mais rígida. Seus amortecedores Powershock - tecnologia da Magneti Marelli Cofap - trazem molas internas anti-roll e diminuem a o rolamento e inclinação da carroceria do veículo, atuando em conjunto com a barra estabilizadora. Com a aplicação da rodas de 15 polegadas a altura livre do solo é de 19 cm, 2 cm a mais do que a Adventure anterior.

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