Nova Nissan Frontier 2008 é importado da Tailândia





O mercado de Pick-ups médias tem ficado cada ano mais competitivo, e com certeza, com esses novos lançamentos, a S10, líder do mercado desde quando foi lançada, terá sérios problemas para se manter no topo, já que a diferença entre ela e as outras tem sido cada vez menor.

O que mais chama atenção nesses modelos de nova geração não são seus atributos off Road, mas sim, o aspecto de carro de passeio. Por dentro, o acabamento é fino, revestimento em couro e silêncio digno dos melhores Sedãs. O nível de acessórios também tem aumentado a cada novo modelo lançado. Pesquisas mostram que mais e mais pessoas compram caminhonetes apenas para uso no asfalto. É uma tendência, e engana-se quem acha que a vocação desses novos modelos é apenas de asfalto, elas também se dão muito bem na Terra e andam com muita desenvoltura.

A escolha de um ótimo motor ajuda o veículo a ter um desempenho muito satisfatório. É claro que ninguém compra uma caminhonete pensando em aceleração de 0 a 100km/h ou velocidade final, elas não foram feitas pra isso e definitivamente nunca vão conseguir acompanhar um carro hatch ou sedã com um motor mais ou menos. Mas um veículo de mais de 2 toneladas, que acelera de 0 a 100km/h em 11,5 segundos, é um feito. Tudo isso graças ao conjunto Motor/cambio. O primeiro é um 2.5 litros, turbo de geometria variável que gera 172 cavalos de potência. O torque também é bom, 41,1kgfm. O câmbio, responsável pela transferência da potência para as rodas, também é muito bom, seis marchas de engates precisos, com relações curtas. Resumo, a pick-up ta sempre pronta para acelerar. Mesmo carregada a pick-up encara subidas sem pestanejar, e o melhor de tudo, sem urrar excessivamente como fazem outros motores a Diesel.

O ajuste de suspensão também não poderia ser melhor. Mesmo rodando sobre um piso péssimo, tudo fica estável na cabine, as rodas e suspensão fazem um trabalho perfeito filtrando as irregularidades do piso. Além disto, elas transmitem sempre muita segurança e estabilidade. Tanto conforto em terrenos ruins tem um preço, a carroceria torce consideravelmente em curvas de alta. Mas, como caminhonetes não foram feitas para isso, não temos o que reclamar, o funcionamento da suspensão é perfeito para um veículo deste segmento.

Depois de sua reformulação a Frontier deve ser uma das caminhonetes que mais chamarão atenção do segmento. A Toyota mesmo sendo um modelo super novo, já fica um pouco para trás, mas, de qualquer forma, é um Toyota e não podemos subestimar.

Se vendarmos uma pessoa e a colocarmos dentro da nova Frontier, ela com certeza não saberá falar se é uma caminhonete ou um veículo de passeio. O acabamento interno é perfeito, pouco plástico é visível na cabine, e os que aparecem são bem acabados, sem rebarbas. O espaço para motorista e passageiro dianteiro também é muito bom, a regulagem de altura do banco do motorista ajuda a encontrar uma posição confortável rapidamente. Mesmo no banco traseiro, que em pick-ups é geralmente pequeno e com o piso alto, na Frontier ele é confortável. Tudo na medida do possível, mas, com relação a seus concorrentes, a Frontier tem com certeza o banco traseiro mais confortável.

A lista de equipamentos do veículo também é extensa. Começa com a tração integral de acionamento eletrônico, passa por itens de segurança como freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e chega até itens que ajudam o motorista ou dão mais conforto como computador de bordo, Cd com leitor de MP3 entre outros.

A Frontier nunca vendeu bem no país, sempre figurou entre as ultimas do segmento. Agora parece que vai ser diferente, a pesar do certo receio do Brasileiro com este veículo. Se depender apenas de seus atributos e preço a Frontier tem tudo para ser líder do mercado, no entanto a Nissan precisará fazer uma campanha publicitária forte.

A expectativa é que sejam vendidas 400 unidades por mês deste modelo que é importado da Tailândia. Como já dissemos, atributos para vender ela têm, resta saber a aceitação do consumidor Brasileiro. A Frontier é oferecida com câmbio automático de 5 marchas por R$118.295 e no manual de 6 marchas por R$112.295. Em ambas a garantia é de 3 anos.

Compare preços no Shopping UOL

Nenhum comentário: