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8.7.08

O a.d. Tramontana V12 com cilindros a 60º biturbo









Pode parecer exagero dizer que o a.d. Tramontana tem cabine e não habitáculo, como qualquer outro veículo, mas sua inspiração aeronáutica justifica o qualificativo. A parte de cima do carro se abre como em jatos de ataque.

Os outros itens passíveis de personalização dizem respeito não só a acabamento e escolha de cores, mas também à própria ergonomia do carro. Cada cliente será medido e pesado para que os comandos de seu carro fiquem na posição mais confortável para ele. Dessas medidas dependerão a posição do volante, dos pedais, da alavanca de câmbio e até das maçanetas de abertura das portas. Outra fama que os espanhóis devem querer manter é a de excelentes alfaiates.

O cliente também pode escolher o acerto de comportamento do carro. Ele pode ser mais voltado para uso em pistas de competição, para circuitos travados, para dirigir em estradas sinuosas, típicas de montanhas, e qualquer outra especificação desejada pelo comprador.

Dentro do carro, outra possibilidade de personalização diz respeito ao motor. Com 720 cv de potência a 5.750 rpm, ele pode ser amansado, para 550 cv a 5.000 rpm, com um mero toque em um botão no painel.

O motor do a.d. Tramontana é um V12 com cilindros a 60º biturbo. A empresa não menciona o fornecedor, mas é certo que se trata do mesmo motor que equipa os Mercedes-Benz Classe S e CL, entre outros. O torque é, em sua versão mais forte, é de 93,8 kgm; na mais “tranqüila”, de 91,8 kgm, tudo para lidar com um peso máximo, a seco, de 1.250 kg.

Considerando que o a.d. Tramontana tem quase 5 m (4,90 m, para ser mais exato), isso é relativamente pouco. Ajuda o carro a atingir a máxima 345 km/h e os 100 km/h em 3,7 s, segundo a fábrica.

O baixo peso é conseguido com um monocoque de fibra de carbono com chassi de alumínio, com sete zonas de deformação diferentes, o que o torna, de acordo com a fabricante catalã, tão seguro quanto um veículo de Fórmula 1.

Tramontana foi o nome escolhido para o carro por se tratar de um vento querido aos espanhóis, que sopra algumas vezes por ano, atingindo rajadas de mais de 200 km/h. A referência óbvia a velocidade não poderia deixar de trazer um toque de identidade, mais do que espanhola, catalã.

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