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8.7.08

Bentley Continental GT 2007 6L 12 cilindros











Novo Bentley Continental GT Speed, o primeiro modelo de produção em série da marca a superar 320 km/h.

Com 610 cv, o novo cupê chega aos 326 km/h e aos 100 km/h, partindo do 0, em 4,5 s. com seu interessante motor de 6 litros e 12 cilindros em W, ou, como a Volkswagen o denomina, o W12. Seria simplista dizer que são dois V6 unidos, mas é mais ou menos esse o princípio. Este é o motor de 12 cilindros mais compacto atualmente em produção. Com a ajuda de dois turbos de baixa inércia, o que já parece exagerado fica ainda mais superlativo.

Toda essa cavalaria é comandada por um câmbio automático de seis marchas da ZF, capaz de travar seu conversor de torque em condições normais de direção, o que o torna quase tão direto quanto uma transmissão manual. Difícil é explicar a falta de mais uma marcha, coisa que modelos mais em conta, como os Mercedes-Benz, os BMW e até os Lexus, já oferecem.

Interessante é que há pouca diferença entre o GT Speed e o GT normal, que atinge 318 km/h. Tudo é bastante sutil. No Speed, peças internas do motor são mais leves e resistentes, permitindo a recalibração do sistema e possivelmente um pouco mais de pressão no turbo, o que gera o ganho de potência e de torque.

Outra mudança foi na suspensão do Speed, que é a ar e foi programada para ser 1 cm mais baixa na frente e 1,5 cm na traseira, a fim de melhorar a performance. As barras estabilizadoras dianteira e traseira também são mais rígidas e o carro em si conta com subchassi dianteiro, o que torna sua direção muito mais precisa.

As “patas” deste belo veículo são largas, como convém a todo animal de raça: rodas de 20”, com pneus Pirelli P-Zero 275/35 R20. Os freios são os maiores a ser adotados em um veículo de produção em série no mundo: ventilados de 405 mm de diâmetro com 36 mm de espessura na dianteira e ventilados de 335 mm de diâmetro e 22 mm de largura na traseira. Opcionalmente pode-se comprar freios de cerâmica de 420 mm por 40 mm na frente e 356 mm por 28 mm atrás, ambos retidos por pinças de oito pistões. O GT Speed não freia: estanca.

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