Volkswagen W12 Coupé Concept 600cv ano 2001





O Volkswagen W12 Copupé foi desenhado pelo estúdio Italdesign, do renomado desenhista Giorgetto Giugiaro, o carro vem com detalhes estilísticos que saltam aos olhos. O pára-brisa que se estende até a traseira, formando uma cobertura transparente para o motor de 12 cilindros em W, é um deles. Outro é o conjunto de rodas de 19 polegadas com pneus 255/35ZR no eixo dianteiro e 275/40ZR atrás. O interior também foi moldado com esmero e eficiência. Couro, alumínio e fibra de carbono dominam o ambiente bem iluminado. No console central, um mostrador colorido possibilita controlar o ar-condicionado, o sistema de navegação por satélite e as funções do computador de bordo.

Como nos carros competição, os bancos têm largos apoios laterais e cintos de quatro pontos. Os instrumentos de formato circular, a pedaleira cromada e a alavanca de engate metálica também seguem o estilo adotado nos carros de corrida. o W12 tem 4,5 metros de comprimento, 1,92 m de largura e apenas 1,1 m de altura, o protótipo esportivo da Volkswagen tem os seus 1.200 kg de peso distribuídos perfeitamente entre os eixos, o que garante boa estabilidade nas curvas, favorecida também pelo aerofólio traseiro que estende-se automaticamente acima de 120 km/h e pelos dispositivos de controle de estabilidade e tração.

O sistema de freios com discos de 32 cm de diâmetro conta com um interessante freio de estacionamento acionado eletricamente. O motor de 12 cilindros em W é feito a partir de dois motores de seis cilindros em V a 15º. Dos 6 litros de cilindrada, os engenheiros da marca alemã extraíram 600 cv de potência e 63,2 kgfm de torque. Acoplado ao câmbio seqüencial de seis marchas, o W12 também conta com moderno comandos de válvulas variáveis e leva esse protótipo recordista a mais de 350 km/h e de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.
Resultados que mostram que a VW aprendeu muito com as marcas Lamborghini e Bugatti, adquiridas pelo Grupo.

Compare os preços no Shopping UOL

Nenhum comentário: