D&H Falen - Um demônio escocês de 800 cv




Na mitologia escocesa, Falen é o nome de um demônio. No mundo dos automóveis, esse será o nome do primeiro supercarro criado pela pátria do kitsch e do whisky. E a escolha de um demônio para batizar o supercarro tem sua razão de ser. Além do visual para lá de abusado, o carro, com peso pretendido de 1.000 kg, será equipado com o motor Judd GV5 S2, um V10 de competição capaz de gerar 800 cv.

Para quem se lembra do caso, esse seria o mesmo motor que o Phoenix GT/Uirapuru, interpretação moderna do Brasinca 4200 GT que ainda não vingou devido ao fato de seus criadores e os investidores do Oriente Médio não terem chegado a um acordo. Pena que este belo motor não tenha encontrado um caminho para revitalizar o Uirapuru, mas pelo menos ele empurrará um belo veículo para a frente.

Bastante exclusivo, o D&H Falen (de Dowdeswell & Hardie) terá apenas quatro unidades fabricadas. Além do motorzão, que deve ser trabalhado pela Judd para se comportar melhor em ambiente “civil”, ou seja, em cidades e estradas, o carro de 4,18 m de comprimento, 1,98 m de largura e apenas 1,07 m de altura terá carroceria inteiramente fabricada com fibra de carbono, uma exigência para a meta de um peso tão baixo.

Outro aspecto bastante interessante do modelo é que ele não tem portas, mas sim uma escotilha. Motorista e passageiro têm de entrar no demônio escocês como se entra em um avião. Bem a propósito, uma vez que, com 800 cv e meros 1.000 kg, o Falen é candidato a tirar de Jim Clark o título de “escocês voador”.

Compare os preços no Shopping UOL

Nenhum comentário: