Mercado de carros de luxo vive o melhor momento no Brasil


Audi, BMW e Volvo se destacam nas categorias sedã grande e hatch médio. Volume de vendas no segmento deverá chegar a 15 mil unidades em 2008. Com forte presença nas categorias de sedã grande e hatch médio, Audi, BMW e Volvo vivem hoje uma nova fase de projeções de negócios para o mercado nacional. Segundo levantamento feito pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a maio as três marcas somam a venda de 1.672 unidades nesses dois segmentos: BMW, com 825 unidades; Audi, com 449; e Volvo, com 398 carros.

O momento positivo da economia brasileira tem refletido diretamente no mercado de carros de luxo, conhecido como "premium". O volume de vendas deverá chegar a 15 mil unidades, segundo representantes do segmento, o que mostra um forte crescimento sobre o ano passado. De acordo com dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), a venda de carros luxuosos no Brasil subiu de 8.177 em 2006 para 9.130 em 2007.

Outro fator apontado por Saade é a valorização do real, que favorece as importações. “O aumento da oferta está diretamente relacionado ao câmbio. Além disso, os preços estabilizam e, até mesmo, caem”, observa.

E foi esse efeito que impulsionou a Volvo a passar para 10% a participação no segmento de luxo. “Entramos no segundo dígito. Nunca tivemos um market share assim”, comemora o executivo. A Volvo planeja para esse ano vender cerca de 1.500 unidades no país.

No caso da Audi, a comemoração foi pelo crescimento de 10% nas vendas dos modelos importados no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Boa notícia para a marca que pretende em cinco anos conquistar um terço do mercado de luxo do país.

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