Novo Gol teve a mudança mais radical de seus 28 anos de existência





Realmente, do já "antigo" modelo, só restaram o nome e as lâmpadas. Esta foi sem dúvidas a mudança mais radical do modelo em seus 28 anos de existência.

O Novo gol agora nasce sobre a mesma plataforma que serve faz o Polo e Fox, mas com requintes extras. A suspensão dianteira e a coluna de direção vieram do novo Seat Ibiza. O Gol, enfim, está moderno. Abandonou os motores longitudinais e os velhos blocos AP-1.6 e 1.8. No lugar veio o EA-111 1.6 VHT (do Polo e Fox), de 101/104 cv de potência. O 1.0 também é novo, o VHT de 72/76 cv. Acabou aquele volante torto e a posição de dirigir afundada atrás do painel. O espaço interno está maior, especialmente no banco traseiro, e o porta-malas foi mantido.

O painel ficou bem melhor que o do Fox. O quadro de instrumentos é vistoso, com velocímetro e conta-giros (menos na versão básica) do mesmo tamanho, iluminação azulada e para espanto de muitos, tem até computador de bordo opcional. O volante é semelhante ao do Fox, e pode ter os comandos do rádio embutidos. Também como opcional, o Gol passa a oferecer airbags frontais e ABS.

A dianteira segue o padrão dos novos VW mundiais, como o Tiguan, enquanto a traseira lembra muito a da primeira geração do modelo. E isso foi bem pensado, segundo a Volksvagen. Por mais que a mudança tenha sido radical, a marca quer que o consumidor reconheça o modelo como um legítimo Gol. Os preços, de acordo com a marca, serão mantidos nas versões 1.0 e subirão um pouco nas 1.6.

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