O Skoda Joyster Concept poderá caber no orçamento de quem está comprando o primeiro veículo







A montadora Skoda (da República Checa) comprada pela Volkswagen em 1991, enfrentava os problemas de outras marcas dos antigos países comunistas do Leste da Europa. Por causa da falta de concorrência, produzia modelos pouco atraentes e tecnologicamente ultrapassados. Mas, ao longo desses 15 anos, o dinheiro e a experiência dos chefes alemães fizeram a diferença. Hoje, além de produzir veículos modernos, confiáveis e, principalmente, competitivos, a Skoda é presença constante nos salões, inclusive com carros-conceito.

O Joyster, mostrado no último Salão de Paris, é um desses modelos. Hatch compacto, o carro é descendente direto do Roomster, de 2003, e do Yeti, de 2005. O principal objetivo dos projetistas era desenvolver um carro que fosse divertido e a intenção está até no nome. Joyster é uma brincadeira com a palavra inglesa joy que significa algo entre alegria e diversão.

Ao contrário da maioria dos conceitos, não se trata de um esportivo, mas de um carro com toque de esportividade. A carroceria hatch de duas portas alia o bom espaço interno com uma idéia de jovialidade. As colunas A e B estão camufladas nos vidros e dão uma idéia de agilidade. Os arcos de rodas salientes e o longo capô reforçam a idéia de esportividade.

Reconhecendo que motoristas mais novos vêem seus veículos não apenas como meio de transporte, os projetistas procuraram incorporar a tecnologia digital ao sistema de entretenimento. No centro do console, há um computador portátil de última geração, que gerencia todos os sistemas de áudio e vídeo do veículo. Mas o equipamento pode ser destacado e usado como um notebook convencional. E ainda uma série de aplicativos, que podem ser baixados da página da internet da própria Skoda, para aumentar a integração do computador com o veículo. Há programas, por exemplo, que permitem monitorar temperatura do óleo e pressão dos pneus.

Na hora de aproveitar o tempo livre, o Joyster também pode fazer parte da diversão. A tampa do porta-malas é dividida em duas. A metade de baixo fica em posição paralela ao chão e, com um simples movimento, transforma-se em um pequeno banco acolchoado para duas pessoas, que suporta uma carga de até 150kg.

Outros detalhe interessante é o porta-trecos, na parte de trás de cada um bancos da frente, que pode ser removido e transformado em pequenas malas. Tudo num carro que, promete a Skoda, poderá caber no orçamento de quem está comprando o primeiro veículo.

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